A sombra dos retrógrados

Atendendo o pedido de explicação de um querido amigo, segue texto sobre o periodo de sombra dos planetas retrógrados,
Espero que gostem.

Período de Sombra

Em Astrologia, o período de sombra é definido como um específico período de tempo que ocorre antes e após o período retrógrado de um planeta, começando quando o planeta primeiro passa no grau do zodíaco que ele será retrógrado , e termina uma vez que ele passe no grau que ele originalmente estacionou retrógrado.

O conceito foi primeiro definido pela astróloga Roxana Muise em 1980 , e desde então. ele ganhou aceitação e uso na comunidade astrológica.

De um interpretativo ponto de vista, os períodos de sombra são importantes porque eles são essencialmente vistos como já operacionais.

Os eventos e circunstâncias associados com o retrógrado são vistos como atuantes “leves” e ampliando sua força ao máximo, quando de fato entram em retrogradação.

Similarmente, o final da sombra quando o planeta retoma o movimento direto, se encerra quando o planeta até então retrogrado e agora em movimento direto, alcança o ponto que marcou seu movimento estacionado/retrogrado.

Abaixo, um diagrama para ilustrar o conceito:

Fonte: Astrology Dictionary
Fonte: Astrology Dictionary
Fonte: Astrology Dictionary

Mercúrio retrógrado nesta efeméride mostra posições planetárias para cada dia de junho até agosto de 2012. Nesse período mercúrio ficou retrógrado por três semanas.
Os graus em que mercúrio primeiro estaciona e retrograda e então mais tarde converte para direto, são destaque em amarelo.
A data do período de sombra, quando começou, está destaque em azul, e o período em que o período de sombra finaliza, retrógrado, terminou, está também destaque em azul.
O período pré-retrógrado (ou de sombra) inicia em torno de junho 27 no grau de Leo que mercúrio estará mais tarde direto, em torno de 8 de agosto; o período de sombra termina em torno de agosto 22 no grau de Léo que mercúrio originalmente estacionou retrógrado em torno de julho 15.
Deste modo o período retrógrado se estende além das três semanas do “real retrógrado”, e em vez disso ele está elaborado de modo a incluir os dois adicionais períodos antes e após o retrógrado que já são atuantes, segundo essa análise

2 Comments

  1. Camélia Rodriguez novembro 7, 2021 at 9:28 pm

    Excelente Déborah. Amei. Parabéns

Leave A Comment