Seminários de Astropsicologia

Nossos seminários são on-line em tempo real sobre astrologia psicológica.
Você pode interagir com o tutor e outros alunos durante a sessão por meio de uma caixa de chat.
Experimente um seminário de Astropsicologia ao vivo através do navegador do seu computador.
Nossos webinars são abertos a qualquer pessoa e fazem parte do nosso curso de Formação.

Debbie Worthington

Debbie Worthington, astróloga, diretora e responsável pedagógica dos cursos e eventos da Integral Escola de Astrologia, promove uma nova geração de estudantes de Astropsicologia.
Entre as atividades promovidas estão seminários mensais, sempre aos domingos, 14 horas, com temas variados. Esses Seminários, com cerca de 2 horas de duração, são conduzidos por profissionais de renome no campo e excelente reputação e expertise. Eles colaboram estreitamente com nossa escola e seus alunos, proporcionando conteúdos exclusivos e de alta qualidade. Esta é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos
nesta área fascinante, contando com a orientação dos melhores especialistas do mercado.

Debbie Worthington
1
Anos de
estudos e experiência

Os Seminários

O Ciclo de Mercúrio e Temperamento Mental

25 de fevereiro

Mercúrio é o planeta que revela o modo como pensamos e nos comunicamos, a forma como absorvemos, analisamos e expressamos as informações, é o nosso mindset. 

Ele evidencia o funcionamento e o desenvolvimento da nossa mente. 

No Mapa Astral esse funcionamento costuma ser pensado através do posicionamento deste planeta por signo, casa e aspectos. Com a intenção de enriquecer essa análise, podemos incluir as fases do Ciclo de Mercúrio: ele está direto ou retrógrado? Está como estrela matutina ou vespertina?

Neste seminário vamos explorar o Ciclo de Mercúrio e os quatro temperamentos mentais: Prometeu Retrógrado, Prometeu Direto, Epimeteu Retrógrado e Epimeteu Direto.

Kim Bins

Astróloga formada pela Escola Claudia Lisboa de Astrologia, Psicóloga formada pela UFRJ, Especialista em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, Life Coach formada pelo método VT e Terapeuta Floral pela Flower Essence Society.  Atende, ministra palestras e cursos, atua como Professora de Astrologia na escola em que se formou e também é Coordenadora Regional da CNA no Rio de Janeiro.

Como estruturar passo a passo a entrevista devolutiva

24 de março

Cada vez mais a Astrologia é percebida como potente recurso para a elaboração de diagnósticos de personalidade, com vistas a apoiar processos de integração pessoal por psicoterapia. 

Independente do sistema de crenças ou do método do astrólogo, e da forma de trabalhar do terapeuta – freudiano, gestaltista, junguiano, psicodramatista, reichiano, rogeriano, transpessoalista etc.  –, o que importa é oferecer informações operacionalizáveis sobre o inconsciente da pessoa e os principais conflitos e potenciais ali residentes, bem como sua origem. Para isso, a interpretação da  Carta Natal deve ser ordenada de modo produtivo na entrevista devolutiva,  para que a pessoa possa aproveitar melhor as informações, depois, ao levar o material a quem a acompanha na terapia.

Luiz Carlos C. Teixeira de Freitas

Jornalista com formação em Psicologia, é escritor e pesquisador da história e do desenvolvimento da Astrologia. Estudioso de diferentes campos do conhecimento humano, entre os livros que escreveu estão: 

O simbolismo astrológico e a psique humana (1989) 

Astrologia Clínica, um método de autoconhecimento (1992) 

Astrologia Arquetípica, autoconhecimento e espiritualidade (2013) , entre outros

Marte e Plutão senhores da guerra e da morte

28 de abril

Objetivo:

Compreender o simbolismo arquetípico de Marte e Plutão regentes do signo de Escorpião e suas implicações na dinâmica astrológica e no campo da psiquê.

Descrição do conteúdo:

  1. Características simbólicas e mitológicas do Planeta Marte, seu significado em relação ao campo da luta e afirmação da identidade e sua imbricação no jogo dos relacionamentos. Discutiremos as manifestações positivas e desafios da energia de Marte, ajudando os participantes a compreenderem como essa influência pode se manifestar em suas vidas.
  2. Passaremos a explorar o Planeta Plutão, suas mitologias e significados simbólicos. Como entendemos o Hades e sua relação com Tânatos, o papel de Perséfone.
  3. Discutiremos a energia transformadora e regeneradora de Plutão, e como ela influencia nossas experiências de vida intensas e processos de cura.

Conclusão:

Este webinar de duas horas oferecerá aos participantes um mergulho enriquecedor nos significados simbólicos e mitos dos planetas Marte e Plutão na astrologia. Ao final do evento, os participantes terão uma compreensão mais profunda desses símbolos e seus significados bem como das energias e motivações que eles representam.

Maurice Jacoel

Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo – 1981
Curso de Extensão em Astrologia como verificação experimental pela UNESP (São Paulo) 1987, ministrado pelo Professor Raul Martinez.
Pós-graduação (lato sensu) em psicologia (Jung) – IJEP Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (Brasília 2012)
Formação em Constelações Familiares e Empresariais pelo – IAG (Associação Internacional para Soluções
Sistêmicas de Bert Hellinger) – Munique – Alemanha e do IBSS de Goiânia.
Professor e coordenador do curso de formação em astrologia transpessoal na UNIPAZ – Brasília.
Presidente da CNA – Central Nacional de Astrologia –Biênio 2009-2010; e como Presidente em Exercício de maio a setembro de 2012.

Publicou:
“Constelações Familiares e as Ordens do Amor – Novos Paradigmas”; pela UNESP – FEPAF, na coletânea “Nas Asas do Efeito Borboleta”.
“A Astrologia na Tradição Hebraica” – CBA nº 18, publicação da Escola GAIA de Astrologia – SP.

A União dos Opostos – O Caminho de Desenvolvimento da Psique no Mapa Natal

26 de Maio

Sol e Lua são os principais protagonistas do céu e do mapa natal, eles representam a dualidade fundamental na qual assenta toda a experiência do nosso mundo: dia/noite; luz/sombra; consciente/inconsciente.

 Na nossa psique representam os princípios opostos de vinculação e autonomia, de receptividade relacional  e individualidade. É na constante tensão entre estes opostos que a psique se desenvolve e na sua integração  que se realiza plenamente. No mapa podemos considerar o Ascendente como a ponte que nos permite articular  Sol e Lua fornecendo-nos assim uma bússola que nos oriente nessa integração.

Neste seminário vamos explorar como este tema é recorrente nos contos, lendas e mitos com os quais crescemos  e que contém em si uma sabedoria profunda que podemos usar de forma consciente e informada no nosso caminho  de desenvolvimento. Vamos também falar como articular estes temas com questões de identidade de gênero, de forma inclusiva.

Jorge Lancinha

Formado em Belas Artes – Pintura pela FBAUL. Estuda Astrologia e as Tradições Espirituais desde 2000. Em 2010 dedicou-se exclusivamente à prática profissional da Astrologia. Desde 2012 desenvolve programas de formação em Astrologia dentro da abordagem psicológica alinhada com uma perspectiva arquetipica junguiana. É certificado com o CAP pela ISAR. Organizou e produziu os Encontros de Astrologia Psicológica em 2018 e 2023. Website: www.astrologia.jorgelancinha.com 

Ciclos geracionais

16 de Junho

Quanto mais raro um acontecimento astrológico, mais importante ele é, assim, são os ciclos entre os planetas lentos, que realmente sinalizam as grandes mudanças na astrologia do coletivo. Mas, se um ciclo entre dois planetas lentos é importante, o que dizer daqueles que envolvem três ou mais planetas geracionais? Configurações que se formam nos trânsitos do céu de hoje, ficam “congeladas” nos mapas dos indivíduos ou entidades que nesta data nascem, e se tornam uma espécie de “assinatura” de gerações inteiras. Tais configurações terão papel fundamental, tanto na psicologia do indivíduo – especialmente se em contato com planetas pessoais –, quanto no desdobrar de sua vida, conforme tais formações vão sendo ativadas pelos trânsitos e progressões futuros ocorrendo no mapa natal. Neste seminário iremos explorar os significados e funcionamento de ciclos e configurações importantes entre planetas lentos no mapa natal, dando ênfase particular à tríplice conjunção entre Saturno-Urano-Netuno em Capricórnio no início dos anos 1990.

Maria Eunice de Sousa

Formada em Astrologia pelo CPA, The Centre for Psychological Astrology, de Londres. Especializada em Astro*Carto*Grafia, com certificação internacional pela Continuum. Graduada em Comunicação Social.

O ciclo de lunação

07 de Julho

Na  astrologia, enquanto estudo dos ciclos planetários, nomeamos  o relacionamento entre Sol e Lua, como ciclos de lunações desde os estudos de  Dane Rudhyar.

Assim como o Sol incorpora os símbolos arquetípicos relacionados com a  consciência, a Lua incorpora princípios, muitas vezes  inconscientes e responsáveis pelas respostas emocionais. Considerar os ciclos lunares é como abrir passagem para  a dimensão subjetiva coexistir com aspectos objetivos, e com isso,  viabilizar a integração das dimensões psicoemocionais junto à realidade prática da vida.

 Neste webinar, ampliaremos não apenas o significado da Lua astrológica, mas seu simbolismo mitológico, como seus ritmos aliados a suas fases, com enfoque ao desenvolvimento psicológico diretamente relacionados com os ciclos da vida.

O que iremos abordar neste encontro.

A Lua astrológica e sua linguagem mitológica.

A Lua nos elementos e seus distintos comportamentos.

O que é o ciclo de lunação.

Como acontece e como aplicá-lo em minha vida.

Andrea de Martinez

Astróloga, Andrea dedica-se há 8 anos ao estudo dos ciclos femininos junto aos ritmos lunares na dimensão psicofísico-emocional, de mulheres pelas Rodas de Lunação @astrofems. Membro da CNA  Central Nacional de Astrologia.  Andrea atende como terapeuta de Experiência Somática – SE®,  habilitada pela Somatic Experiencing International ®. Especializada em doula da morte e processos de finitude. Também é analista junguiana em formação.

Casa 5: O coração do mapa e da existência

18 de Agosto

A casa V é muito significativa para a área vocacional porque rege sua capacidade de expressar talentos,  dons e aptidões da maneira mais natural possível. É considerada a casa da vocação pois é nesta área  de experiência da vida que você demonstra ser quem é, sem qualquer dificuldade, treinamento ou elaboração.

Ciça Bueno

Ciça Bueno é formada em Música, Astrologia e Numerologia. Possui experiência profissional de mais de 20 anos em Jornalismo, Comunicação e Marketing. Atua profissionalmente em Astrologia e Numerologia desde 1990 através de consultas, palestras e cursos, com especialização em Astrologia Individual, Vocacional, de Relacionamento, Numerologia Individual e Empresarial. Desenvolve projetos editoriais para Revistas e para portais da Internet. Foi responsável pela coluna mensal de Astrologia da Revista Joyce Pascowitch, e pela coluna “Astral da semana” do site www.glamurama.com desde outubro 2006 a 2020, e pelo horóscopo semanas do site www.clubedotaro.com.br por mais de 5 anos. Em 2007, publicou dois livros em parceria com Márcia Mattos: Síndromes de Plutão e dos outros planetas exteriores e Vocação, Astros e Profissões, ambos pela Editora Agora. Em 2009, publicou Quiron e o papel do curador na contemporaneidade, pela MCB Editora, entre outros.

Sites: www.cicabueno.com.br e www.vocacional.com.br

E-mail: [email protected]   Instagram e Facebook: Cicasbueno  Youtube.cicabueno.com.br

Programação